.

myspace icon

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Top 5 - Álbuns Favoritos


Primeiramente, preciso dizer que é extremamente difícil fazer uma lista dessas. São 29 anos ouvindo desde Menudo até Slayer então uma lista dos meus álbuns favoritos é algo tão variável quanto as cores de um camaleão. Ainda mais se for limitar a só 5! Tortura!

Mas vamos tentar:

5°:  U2 - Under a Blood Red Sky

Lançado em 1983, tive contato com esse álbum no final da década de 90, quando comecei a me interessar em ouvir música mais profundamente.

Sensacional registro ao vivo!

O U2 já tinha jeito de banda grande mesmo no começo da carreira e a sonoridade desse álbum é espetacular. 
Mostra uma banda em ponto de ebulição.

New Year's Day é uma das minhas favoritas. Destaque para The Eltectric Co. e I Will Follow que ao vivo, pelo menos nesse registro, são muito melhores que em estúdio.


4°: Europe - The Final Countdown

A faísca para eu querer conhecer essa banda foi em um comercial de televisão de alguma dessas coletâneas de rock. Tocava um trecho da The Final Countdown e eu achava aquilo animal!

Achei o CD em uma loja de shopping, por incrível que pareça, uns 13 anos atrás. Hoje, duvido alguém achar fácil assim.

Quando coloquei o CD no aparelho de som e começaram as primeiras notas de teclado da música título, foi uma das melhores sensações do mundo. Parecia outra dimensão, não sei como explicar.

Virei fã da banda, que me abriu a cabeça pra conhecer outras bandas de Hard Rock.


3°: Bon Jovi - New Jersey

A maioria dos fãs votaria em Slippery When Wet como melhor disco do Bon Jovi, mas pra mim New Jersey é imbatível.

O disco parece uma coletânea pois absolutamente todas as músicas são boas. Difícil destacar alguma mas Living in Sin, Blood on Blood e Wild is the Wind formam o trio de ferro. Não sei de onde os caras tiravam tanta inspiração pra compor música legais!

Fazem apenas uns 5 anos que conheci esse álbum, mas pra mim é medalha de bronze com louvor.


2°: Iron Maiden - The Number of the Beast

Esse foi um divisor de águas na minha carreira de "escutador de música".

Tudo o que eu ouvia na verdade era o que estava bombando nas rádios, de modo que eu filtrava o que eu gostava. Há uns 15 anos atrás o rádio ainda tocava algumas músicas legais, portanto ainda era possível sobreviver assim.

Mas aí, com esse álbum, eu aprendi o que era viver!

Havia todo um mundo fora do "mainstream".

The Number of the Beast representava um novo conceito de música pra mim, apesar de na época já ser antigo pra caramba (foi lançado em 1982).
Guitarras galopantes, bateria nervosa, baixo estalando e o que mais gostei: a voz do vocalista! O que era aquilo? Agudos limpos e agressivos como nunca tinha ouvido!

Children of the Damned chegou a ser minha preferida do álbum por um tempo, mas isso é injusto com as outras músicas. O disco inteiro é sensacional!

Esse álbum me fez querer aprender a tocar e a fazer música.


1°: Aerosmith - Nine Lives

O medalha de ouro trata-se do primeiro álbum que comprei na vida. O fator emocional pode ter a ver com a posição dele nessa lista, mas ele não estaria aqui se não fosse um álbum perfeito.

A começar por Steven Tyler que é um velho bizarro cantando desta forma. É fisicamente impossível!

Tem de tudo neste álbum, desde baladas arrasa quarteirões como Hole in My Soul até a porrada mais extrema como Crash. E tudo com o selo Aerosmith de qualidade que significa rock'n roll bem composto e bem tocado.

Acho que foi o CD que mais ouvi na minha vida. Ficava no "repeat" durante várias horas em casa e eu simplesmente não enjoava. Até hoje ouço com prazer.

Esse álbum fez com que o Aerosmith fosse a primeira banda da qual eu me considero fã. Na época eu era muito seco pra ir em algum show deles, o que veio a se concretizar apenas recentemente.

São uma verdadeira lenda do Rock e, pra mim, são tão importantes como os Beatles e Elvis são para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário