.

myspace icon

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Friday Fight - David Lee Roth x Sammy Hagar

 X


Nesse primeiro Friday Fight, eu coloco frente a frente essas duas lendas do Hard Rock, David Lee Roth e Sammy Hagar, que fizeram história no Van Halen.

Nunca houve unanimidade do público em relação a um ou outro, mas o fato que ninguém pode contestar é que existiram dois Van Halens completamente diferentes, dependendo de quem era o vocalista.

A fase Dave é festeira e fanfarrona, com músicas alegres e rápidas. Um Hard Rock mais puxado para o estilo das bandas de "Hard Glam", muito em voga na época, mas obviamente muito mais técnico pois não era toda banda que podia ter um tal Eddie Van Halen tocando guitarra.

Tecnicamente, Dave sempre foi muito mais um showman, com suas performances circenses e arrebatadoras de palco, do que um exemplo de bom cantor. Ele é um cara pra se ver ao vivo. Trata-se de um dos maiores front-man que pisaram no planeta Terra, está pra nascer outro igual.

Na fase Sammy, a banda demonstrou um amadurecimento e mudança musical signifcativa. É incrível comparar o último álbum de Roth (1984) com o primeiro de Sammy (5150) e constatar tamanha transformação de abordagem apenas com a troca de um único integrante. As músicas ficaram mais densas e carregadas, como se a banda tivesse largado a adolescência e entrado na fase adulta.

Sammy Hagar já era um vocalista experiente, surgiu no Montrose e tinha uma sólida carreira solo antes de entrar no VH. Com técnica vocal espetacular, levou a sonoridade da banda a outros patamares. No palco, agitava bastante, mas nesse quesito não há como vencer Mr. Diamond Dave.

Sem dúvidas, são duas grandes figuras que foram capazes de manter o Van Halen no topo, cada um da sua forma. Dave cantou hinos como Jump, Panama e Ain't Talk About Love. Sammy emprestou sua voz a clássicos como Dreams, Right Now e When it' Love.

Mas nesse Friday Fight, quem ganha, pra mim, é o "Red Rocker" Mr. Sammy Hagar, com louvores. 

É muita música boa nessa fase, não tem jeito. Além disso, sempre fui fã de seus agudos rasgados e das baladas que gravou. Dave é uma grande figura, mas fico com a técnica combinada com o feeling de Sammy.

Vitória de Sammy Hagar portanto, porém sem nocaute. Os dois são pesos pesados do Rock e brigam até o último round quando é pra decidir entre os dois.

Segue um vídeo do vencedor. Best of Both Worlds do álbum 5150, ao vivo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário